Foto: Divulgação

CSA participa de campanha em prol do aleitamento materno

Desde 1992, é celebrado a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1 e 7 de agosto. A cada ano, um tema sobre essa questão é ressaltado para que sempre possamos nos recordar e aprender como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança, no vínculo familiar, na educação e até no âmbito financeiro.

Em 2017, na vigésima quinta Semana Mundial do Aleitamento Materno, em um momento histórico, foi instituído que agosto será também o Mês do Aleitamento Materno, que passou a ser conhecido como Agosto Dourado.

O vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado pelo aleitamento materno, o qual ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

Com intuito de reforçar a importância dos inúmeros benefícios desta prática para o bebê, a mãe e a sociedade, como um todo, o Centro Sportivo Alagoano (CSA), participará, nesta sexta-feira (3) de uma ação em parceria com diversos órgãos. Entre eles, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Federação Alagoana de Futebol (FAF), Mancha Azul , Auto Escola Alagoana e Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba).

Antes do inicio da partida, marcada para às 21h30 contra o Juventude (RS)  os jogadores entrarão em campo vestidos com a mensagem “Juntos pelo Aleitamento Materno”, já a torcida, também fará sua parte, com balões dourados e faixas em alusão a campanha. Além disso, um dos momentos mais importantes da noite será a entrada em campo de crianças que foram salvas graças ao aleitamento materno.

A secretária executiva de gestão interna da Seades, Morgana Tavares, esteve a frente da parceria com entre a pasta e o clube e fala sobre a importância da campanha.

“O aleitamento materno é comprovadamente o melhor alimento para o bebê, além de estimular o vínculo entre a mãe e o filho. Ao amamentar, devido o contato físico, e à atenção que a mãe dá ao seu filho, cria-se uma conexão muito especial entre eles que dura pela vida toda. É pensando nessa importância que a Seades e SESAU estão em parceria nesta ação do Agosto Dourado. O CSA, assim como diversos outros órgãos, abraçou essa causa e estamos trabalhando para que a campanha conscientize o maior número de pessoas possível. A intenção dessa ação é dar visibilidade e promover informação sobre a importância da amamentação para as crianças e também para as mães”, disse a secretária executiva.

O gerente comercial do CSA, Ricardo Lima, também comentou a importância da campanha e o alcance que o CSA pode proporcionar para o aleitamento materno.

"O CSA é um clube de massa e por isso temos essa responsabilidade social. O aleitamento materno precisa ser reforçado como uma prática necessária para as mães e para os bebês e por isso precisamos alertar a população se utilizando da força da nossa torcida", disse o gerente.

Nos próximos jogos a campanha continuará desta vez, para incentivar a doação de leite, que apesar de ser o alimento mais completo para o recém-nascido. Mas, nem todas as mulheres conseguem oferecê-lo aos seus filhos. Por isso, recorrem aos bancos de leite disponíveis no estado. Apesar das doações feitas às unidades de saúde, o estoque desses bancos está sempre no limite.


Leia Também